Programa de Aceleração da PPA (Plataforma Parceiros pela Amazônia)

Várias organizações
O Programa de Aceleração da PPA (Plataforma Parceiros pela Amazônia) se destaca por estar 100% dedicado ao empreendedor que atua na Amazônia, como também às demandas e realidades regionais. Além do processo de incubação e aceleração dos negócios, o programa oferece oportunidades de investimento, cooperação, networking e promove a criação de uma comunidade de negócios sustentáveis interconectados.

Por meio da realização de chamadas anuais, seleciona 15 negócios para cada ciclo de aceleração, que dura seis meses. A jornada inclui workshops presenciais, mentorias individualizadas, acompanhamento dos negócios, webinars temáticos, bolsas de estudo e apoio logístico para participação em eventos ou cursos, assessoria contábil, jurídica e de marca. Promove também rodadas de negócios ao estilo shark tank, que reúnem investidores de impacto, institutos e fundações filantrópicas e os negócios selecionados para participar das jornadas de aceleração.

Destaca-se aqui a inovação no modelo de financiamento, ao trazer, com um mecanismo chamado Blended Finance (financiamento híbrido, em português), opções customizadas e adaptadas aos diversos tipos de negócios de impacto, unindo diversidade de fontes (capital privado e filantrópico) e de mecanismos financeiros em acordo com os diferentes estágios e necessidades dos empreendimentos.

Local

A iniciativa é desenvolvida/ implementada em territórios da Amazônia Legal (9 estados).
N

Focos

Focos prioritários da iniciativa:

  • Negócios de impacto ou acelerados e intermediárias do campo de negócios de impacto
  • Desenvolvimento local/ territorial/ comunitário/ de base
1

Estratégias

Principais estratégias de implementação da iniciativa:

  • Apoio ao desenvolvimento de políticas públicas
  • Articulação e fortalecimento de redes
  • Fortalecimento de organizações/ grupos/ comunidades
  • Promoção e fortalecimento do empreendedorismo
  • Desenvolvimento e apoio a negócios de impacto

Inovação

Principais aspectos em que a iniciativa é inovadora:

  • Valoriza a atuação colaborativa e tem modelos inovadores de parcerias entre atores diversos
  • Tem formatos inovadores para escalar
  • Contribui com o desenvolvimento de novas soluções, chaves e respostas para os diferentes desafios que temos na agenda pública, promovendo o desenvolvimento inclusivo e sustentável

Parcerias

Fundo Vale, USAID, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), Instituto Clima e Sociedade e Instituto Humanize são alguns dos parceiros envolvidos na iniciativa.

Veja outras iniciativas