Fundo Estamos Nessa Juntos – Ações emergências de combate à Covid-19

Instituto Coca-Cola Brasil

Recentemente, com a pandemia da Covid-19, as populações em situação de vulnerabilidade foram fortemente impactadas, especialmente nos setores da saúde e da economia. Com o objetivo de contribuir para reduzir o impacto do coronavírus nessas comunidades vulneráveis, sempre com o olhar em escala para impactar o maior número possível de pessoas, o Instituto Coca-Cola criou um Fundo que impactou 8.4 milhões de pessoas, em 2.600 comunidades espalhadas por 21 estados + DF. Na região da Amazônia Legal mais especificamente, o Instituto atuou nos Estados do Amazonas, Pará, Roraima, Maranhão e Mato Grosso chegando a impactar 1.4 milhões de pessoas.

Este trabalho só foi possível graças à articulação do Instituto com mais de 100 organizações, que proporcionou não apenas que as ações implementadas a partir do Fundo atingissem uma escala de abrangência nacional, mas também um processo de convocação baseado na escuta ativa diretamente com as lideranças das comunidades para entender as reais necessidades de cada uma. Este último só foi exequível devido ao capital social e às solidas parcerias nessas localidades vulneráveis, fruto de uma relação de mais de 10 anos. 

Os recursos financeiros foram disponibilizados com flexibilidade e agilidade para que as organizações aplicassem, localmente, em três frentes importantes de atuação: sensibilização e conscientização, com a propagação de informações sobre a doença e sobre formas de prevenção; proteção à saúde, com distribuição de máscaras e de kits de higiene e limpeza; e segurança alimentar, com doação de cestas básicas ou itens que garantissem o acesso à alimentação básica.

Local

Estados da Amazônia Legal onde a iniciativa é desenvolvida/ implementada:

  • Amazonas
  • Pará
  • Roraima
  • Maranhão
  • Mato Grosso
    N

    Focos

    Focos prioritários da iniciativa:

    • Fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil (OSCs)
    • Assistência e desenvolvimento social/ combate à pobreza e fome
    • Saúde e bem-estar
      1

      Estratégias

      Principais estratégias de implementação da iniciativa:

      • Articulação e fortalecimento de redes
      • Ações de mobilização/ conscientização/ articulação
      • Fortalecimento de organizações/ grupos/ comunidades
      • Apoio/financiamento para organizações ou indivíduos

        Inovação

        Principais aspectos em que a iniciativa é inovadora:

        • Valoriza a atuação colaborativa e tem modelos inovadores de parcerias entre atores diversos
        • Contribui com o desenvolvimento de novas soluções, chaves e respostas para os diferentes desafios que temos na agenda pública, promovendo o desenvolvimento inclusivo e sustentável

          Parcerias

          As ações foram desenvolvidas com a articulação do Instituto com mais de 100 organizações que permitiram uma escala de abrangência nacional e o trabalho colaborativo baseado na escuta ativa diretamente com as lideranças das comunidades para entender as reais necessidades de cada uma. Na Amazônia Legal, o Instituto atua em parceria com Grupo Simões do Sistema Coca-Cola, 3 organizações implementadoras do programa Coletivo Jovem (Centro Educacional e Social São José Operário, Cepc), outras 3 organizações parceiras da Aliança Água+ Acesso que atuam na região (ASPROC, Fundação Amazonas Sustentável e Projeto Saúde e Alegria) e outras novas articulações, como Transforma Brasil, Associação Médicos da Floresta, COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, entre outras.

          Saiba mais

          Para mais informações sobre o Fundo Estamos Nessa Juntos e outras iniciativas do Instituto Coca-Cola Brasil na Amazônia, visite o site.

          Para outras informações sobre a iniciativa, acesse:

          Escuta prévia orientou a destinação de recursos para 100 ONGs na crise 

          Empresas buscam ONGs para ampliar impacto social das iniciativas

          Coca-Cola Brasil cria fundo para combater crise do coronavírus em comunidades de baixa renda

          Coca-Cola cria fundo para ajudar comunidades e catadores

          Veja outras iniciativas