Coletivo Jovem e Online

Instituto Coca-Cola Brasil

O Coletivo Jovem tem como objetivo inspirar e empoderar jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades urbanas de baixa renda, por meio da capacitação e desenvolvimento profissional, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda. O curso acontece presencialmente nas sedes e casas de ONGs parceiras do Instituto Coca-Cola Brasil e as atividades são mediadas por educadores. O programa se propõe a criar referências que ampliem a visão de mundo dos participantes, destacando a importância de se prepararem para o futuro. Além disso, promove condições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, através de uma metodologia que promove o “aprender fazendo”, o protagonismo, a comunicação, autonomia e pensamento crítico – atitudes fundamentais para o jovem. Ao final do curso, os jovens são conectados com oportunidades de emprego, e aqueles que tenham outros objetivos profissionais, como empreender e continuar os estudos, são direcionados para parceiros que tenham expertise nesses temas. 

As parcerias do programa com ONGs locais e uma rede de mais de 250 empresas empregadoras espalhadas por todo o país são primordiais para que os resultados sejam alcançados. Durante a pandemia de Covid-19, o Coletivo Jovem ganhou uma versão digital, o Coletivo Online. Os programas são diferentes e o formato é outro, mas o objetivo é o mesmo: colaborar para o jovem planejar seu caminho rumo ao primeiro emprego. Com o Coletivo Online, lançado em outubro de 2020, o Instituto experimenta o formato digital e conecta os participantes com oportunidades de emprego. Assim como na versão presencial, podem participar jovens de 16 a 25 anos em situação de vulnerabilidade social. O conteúdo do Coletivo Online é oferecido por WhatsApp para minimizar as dificuldades de acesso à internet. O popular aplicativo de mensagens consome menos dados e facilita a participação de pessoas que tenham pouca conectividade.

No curso, com duração de 5 semanas, são apresentados através de curtas videoaulas temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo, e como se preparar para entrevistas e processos seletivos. Ao final do curso, os jovens que se cadastraram na comunidade do Coletivo, dentro do banco de vagas do programa, poderão se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores.

Desde o início de sua implementação, em 2009, o Coletivo, já impactou mais de 256 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas em 22 estados mais o Distrito Federal — incluindo as suas duas versões: o Coletivo Jovem, com aulas presenciais, e o Coletivo Online, com turmas 100% digitais.

Local

Estados da Amazônia Legal onde a iniciativa é desenvolvida/ implementada:

  • Acre
  • Amazonas
  • Pará
  • Roraima
  • Maranhão
  • Mato Grosso
N

Focos

Focos prioritários da iniciativa:

  • Um recorte específico de faixa etária
  • Condição econômica/ vulnerabilidade social
  • Trabalho, empreendedorismo e geração de renda
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Estratégias

Principais estratégias de implementação da iniciativa:

  • Obtenção de Certificação
  • Ensino e capacitação de crianças, jovens, membros da comunidade
  • Atendimento direto ao público-alvo do projeto/ programa
  • Apoio/ financiamento para organizações ou indivíduos

Inovação

Principais aspectos em que a iniciativa é inovadora:

  • Tem modelos sólidos de sustentabilidade, gestão e/ ou avaliação
  • Tem formatos inovadores para escalar

Parcerias

O Coletivo Jovem, desde 2009, já estabeleceu 173 parcerias com ONGs locais que tenham relevância na comunidade para implementação da capacitação e, no caso do Coletivo Online, foram desenvolvidas novas parcerias para mobilização dos jovens com organizações de outras localidades. Entre os mais de 400 parceiros de empregabilidade se encontram todas as empresas do Sistema Coca-Cola e outras empresas, como por exemplo: C&A, Hering, McDonald, Cinemark e Droga Raia.

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